quinta-feira, 22 de junho de 2017

O adolescente cristão e o compromisso com Deus


O  ADOLESCENTE  CRISTÃO  E  O COMPROMISSO  COM  DEUS


Ministrado por:
Raquel Sueli de Almeida Alcantara da Silva


Texto Bíblico: Salmo 119:9-11

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.


A palavra compromisso vem do latim compromittere e significa “que une com, junto” e primotterre, que é prometer. Assim sendo, um compromisso é um acordo entre duas partes de que algo será realizado, é uma promessa mútua. 
Alguns sinônimos para compromisso são: acordo, ajuste, trato, convenção, engajamento, promessa, obrigação, responsabilidade, incumbência, dívida. Compromisso em inglês é commitment ou compromise.
Há diversos tipos de compromisso como: compromisso com Deus, compromisso familiar, compromisso social, compromisso moral, compromisso político, compromisso jurídico, compromisso religioso, compromisso de negócios, compromisso acadêmico e outros.
Compromisso é um dos assuntos de Deus. A Bíblia está repleta de situações que envolvem compromisso.
O namoro, noivado e o casamento são três etapas da vida do ser humano que envolvem compromisso de fidelidade firmado entre duas pessoas.
         Hoje vamos tratar do adolescente e o seu compromisso com Deus.
Segundo o psicólogo Valdeci António dos Santos[1] a adolescência é:
1)   Um período do desenvolvimento humano de transição entre a infância e a vida adulta. Caracteriza-se por um processo de maturidade crescente, que envolve uma série de transformações físicas, emocionais, cognitivas e sociais.
2)   Um período em que o jovem perde a confiança completa que existia durante a infância, nos pais, quando estes eram os principais modelos a serem seguidos e, portanto, os seus grandes heróis. Passando agora, para a autoconfiança no manejo da vida, à partir de suas próprias ideias e experiências sobre o mundo.
3)   A fase que tem  início a puberdade com visíveis alterações físicas como o estirão do crescimento, o luto pela perda do corpo infantil e perda da identidade e papeis infantis,  pelos pais da infância.
4)   O jovem, parte para a construção de sua identidade,  através da busca de valores e objetos pessoais mais permanentes. Nesse sentido, aumenta-se a necessidade de vivências e atitudes de tendências grupais, a  necessidade de intelectualizar e fantasiar,  uma vez que seu desenvolvimento cognitivo já permite criar hipóteses. Observa-se  uma capacidade de senso crítico e, por isso, podem ocorrer  crises religiosas, atitudes sociais reivindicatórias e condutas contraditórias.



Mesmo diante das considerações a respeito da adolescência, vamos tratar hoje do adolescente cristão e seu compromisso com Deus.


I – O adolescente cristão vive no mundo, mas não se compromete com as coisas do mundo

Uma pessoa que vive alienada do mundo é alguém que “não tem interesse em ouvir opiniões alheias; apenas se preocupa com o que lhe interessa”. Segundo a Psicologia, um indivíduo que vive em total alienação do mundo é alguém que perdeu o contato com a realidade, que não consegue mais viver no mundo real, porque criou para si uma realidade paralela ou um mundo somente dele. Tal pessoa chegou no mais alto grau de alienação que é o estado de loucura.
O adolescente cristão não pode e nem deve viver alienado do mundo, ou seja, não pode viver desligado ou desconectado dos fatos que estão acontecendo no mundo, entretanto, não pode se deixar dominar pelo mundo:

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,(I Pedro 1:16-19).

O apóstolo João revela em I João 2:12-14 que, quando a Palavra de Deus está guardada no coração do adolescente e do jovem, ambos têm a força do Senhor para vencer as tentações e as investidas de Satanás.

Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome. Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno. Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.

Viver neste mundo sem se comprometer com as coisas que ele oferece é uma  maneira poderá do adolescente e do jovem cristão guardar puro o seu caminho!

II – O adolescente cristão empenha-se no comprometimento  com seu Mestre Jesus Cristo

         Uma das características que notamos nos adolescentes é a modelagem, ou seja, a busca por exemplos. É na adolescência que a pessoa está construindo a sua identidade, e a reprodução de algumas outras identidades chamam a sua atenção, como por exemplo, a geração “emo” dos anos 2008[2].
         O jovem e o adolescente cristão não precisam imitar a “geração emo”, pois a Bíblia diz que “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8:10c - portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.). A Bíblia nos dá muitos exemplos a serem seguidos e não há melhor exemplo a ser imitado que o de Jesus Cristo, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos”  (I Pedro 2:21).
Deus se agrada da obediência. Quem obedece a Deus sempre será próspero.  
O jovem líder Josué foi instruído por Deus após a morte de Moisés a nunca deixar de meditar na Palavra de Deus, pois ela é que o tornaria sábio para as tomadas de decisão na liderança do povo de Israel rumo à terra prometida. (Josué 1:7-9).

Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Davi também fez a mesma consideração em Salmo 1:1,2:

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

É importante notar três verbos nesta passagem: andar, deter e assentar.  Adolescente e jovem, em sua jornada por esta vida, nunca pratique o primeiro verbo “andar” no conselho ímpios. Lembre-se que Deus é o seu conselheiro! Quem anda no conselho dos ímpios é tentado e impelido a dar o próximo passo que é se “deter” no caminho dos pecadores para prestigiar as suas obras carnais e, por fim, o mais trágico ato será “assentar” na roda dos escarnecedores e tornar-se um como eles. A Palavra de Deus mostra que esse tipo de caminho leva à morte.

Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte. (Provérbios 14:12)

Portanto, não tenha medo e nem se intimide de ser taxado de “Mané ou Mundo da Lua[3]. Se isso acontecer, alegre-se! É uma prova que você está no caminho de Deus que o conduzirá à vida.
Daniel foi levado cativo ainda jovem para a Babilônia. Mesmo longe de sua família e de sua pátria, nunca deixou e nem se esqueceu de Deus. Em terra estranha e idólatra, Daniel manteve seu compromisso com Deus, manteve uma vida de oração constante e decidiu por viver uma vida em santidade, integridade e pureza. Deus abençoou Daniel (Daniel 1:8-9; 6:3,10).

 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos... Então, o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino...  Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.

         Ter uma vida comprometida e totalmente dedicada a Deus e a Jesus Cristo é também uma maneira do adolescente e do jovem cristão guardar puro o seu caminho.

III – O adolescente cristão comprometido com Deus cuida do seu corpo, o Templo do Espírito Santo

O CORPO: Nosso corpo foi feito por Deus e emprestado a nós por um curto período de tempo aqui na terra; ele foi feito sob medida, completo e segundo a imagem e semelhança de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou (Gênesis 1:26-27a).

Uma das investidas mais recentes de Satanás de luta contra Deus e sua criatura tem atingido os adolescentes e ficou conhecida como “Baleia Azul”. Adolescentes se isolam, se mutilam e autodestroem até a morte.
O Adolescente e o jovem cristão devem estar atentos para não caírem nessa armadilha, mas aproveitar as oportunidades para serem bênção na vida de outros adolescentes que porventura estejam sob a mira destrutiva da Baleia Azul.

Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos. Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras?    (Provérbios 24:11,12)

Outra prática que pessoas adotam para embelezar o corpo é a tatuagem. Na Lei dada por Deus ao povo de Israel, a prática da tatuagem e da mutilação também do corpo foram proibidas, visto que estavam vinculadas à rituais de religiões pagãs dos povos que habitavam perto dos israelitas. Embora a proibição foi dada ao povo de Israel, é sensato aos cristãos considerar o princípio sobre o qual esta lei foi baseada. Deus é muito claro nesta proibição que está registrada em Levítico 19:28: 

Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. 
Eu sou o SENHOR.

Deus fala ao povo de Israel que eles foram um povo escolhido e separado. Um povo santo para proclamar a glória de um Deus vivo e santo.

Filhos sois do SENHOR, vosso Deus; não vos dareis golpes, nem sobre a testa fareis calva por causa de algum morto. Porque sois povo santo ao SENHOR, vosso Deus, e o SENHOR vos escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio. (Deuteronômio 14:1-2).

Da mesma maneira Deus fala para os cristãos, o Seu Corpo, a Sua Igreja em I Pedro 2:9,10:

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade 
exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das 
trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas,     
agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, 
alcançastes  misericórdia.

Há necessidade sim, de separação. O adolescente e o jovem cristão devem andar e agir como filhos da luz. O povo de Deus não pode reproduzir as obras do mundo e nem ser cúmplice, mas reprova-las conforme afirma a Palavra de Deus em Efésios 5:7,8,11,12:

Portanto, não sejais participantes com eles. Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha.

Quanto ao zelo e cuidado do nosso corpo, não há contra indicação, pelo contrário, há muitos estímulos, visto que nosso corpo é templo, santuário do Espírito Santo. Devemos sim, cuidar e zelar do corpo que Deus nos deu.

Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.   (I Coríntios 6:17-20)

Nesses versículos, Deus nos alerta para fugirmos da impureza guardando puro todo o nosso corpo e isso inclui a boca, os olhos, o coração.

Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. (I João 2:16)

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! (Mateus 6:22,23).


A BOCA: Ela faz parte do corpo, trabalha para o bem e para o mal, abençoa e amaldiçoa, alimenta e mata. Jesus adverte  em Mateus 6:34 que “a boca fala do que está cheio o coração. Portanto, a boca é o canal por onde saem os pecados do coração.

E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei: não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem... Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.  (Mateus 15:10,11,18)

A boca do adolescente cristão comprometido com Deus deve ser fonte de vida, salvação e edificação.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa
para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que 
ouvem...  Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se 
nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras 
vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de 
graças.   (Efésios 4:29; 5:3,4)

O apóstolo Paulo ensina e exorta os cristãos de Éfeso para que fujam das obras das trevas  e, dentre elas, a conversação torpe (torpe = desoneste, vergonhoso, nojento, indecente, infame e sem vergonha, que cheira à peixe podre) as palavras vãs (vazias, ocas, inúteis, sem valor, fútil, ignorante) e chocarrices (Chocarrice= Fala jocosa; gracejo, jocosidade. Gracejo arrogante, presunçoso; zombaria ou desrespeito).

O CORAÇÃO: Jesus Cristo mostra a importância do coração para o homem, pois é do coração que partem todas as decisões da vida do ser humano.
A fisiologia, ciência que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos; em síntese, estuda o funcionamento do organismo considera que:
O coração no mundo moderno tem a simbologia da fraternidade, do companheirismo, da amizade; é uma representação dos sentimentos.  Mas, na verdade, o cérebro que comanda as emoções dos seres humanos. O tálamo ao receber um estímulo comunica-se com o hipotálamo (estrutura que dá as coordenadas) O hipotálamo dispara mensagens elétricas através dos nervos e químicas através de hormônios como a adrenalina. Quando elas desembarcam no coração, ocorre a pulsação.  Desde os primórdios, os primeiros seres humanos viram que ao se depararem com um sentimento de amor, horror, paixão, susto, o coração acelera. Assim, o coração tornou-se sinônimo de amor e alegria. [4]



O coração é um órgão vital do corpo humano. É ele que bombeia o sangue para todo o corpo. Portanto, vamos guardar o nosso coração “em Cristo” para que todo nosso corpo receba a vitalidade e a força que ele precisa para fazer movimentar esta máquina maravilhosa que Deus nos deu: nosso corpo.

Os OLHOS: Os olhos são as janelas, as lâmpadas da alma, por isso, é bom ouvir o alerta de Jesus: “se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso” (Mateus 6:22b).
Diz o ditado popular: “o que os olhos não veem, o coração não sente”. Portanto, é bom refletir o que os seus olhos têm visto nas ruas, na escola, na presença e ausência dos pais, no esconderijo do seu quarto, nas telas dos computadores e smartphones, na internet e outras mídias.
É através dos olhos que se tem acesso à concupiscência dos olhos, isto quer dizer: cobiça pelos bens materiais e desejo pelos prazeres sexuais.
Os olhos devem estar submissos a Deus. O salmista Davi bem sabia o quanto era importante fazer com que seus olhos estivessem sempre voltados para Deus e submissos a Ele. Por isso ele decidiu: Não porei coisa injusta (coisa má) diante dos meus olhos...” (Salmo 101:3).
Adolescente e jovem, é possível guardar puro o seu caminho? SIM.

Conclusão

Que hoje, você adolescente e jovem, tome a mesma decisão de Davi, Josué e Daniel e se comprometa com Deus a seguir bons exemplos de homens e mulheres da Bíblia que assumiram um compromisso com Deus para viver uma vida de santidade e que glorifique o nome de Deus.
Lembre-se que você é a luz do mundo, o sal da terra e o bom perfume de Cristo. Então, neste curto período de sua vida terrena, seja um discípulo de Jesus Cristo que promova a glória de Deus na terra!
Comprometa-se agora. Comprometa-se hoje. Você só tem a ganhar!!




** Estudo ministrado em 18/06/2017 na Escola Bíblica Dominical, classe de adolescentes, da Igreja Batista Boa Vista, em Vitória da Conquista-BA.



[1] ADOLESCÊNCIA: uma fase de mudanças. Disponível em http://oficinadepsicologia.com/adolescencia-uma-fase-de-mudanca/. Acessado em 13.jun.2017 às 09:52.
[2] GERAÇÃO EMO - Nos pés, tênis All Star com siglas grafadas na sola. Calças justas, até dois números menores que o manequim. Camisas de manga longa cobrindo as mãos. Para os dias de muito calor, alguma camiseta de banda e uma munhequeira. Tons de preto, cinza e roxo, com poucas variações. Franja cobrindo o rosto e lápis no olho completavam o visual. Para reforçar a identidade ainda havia trejeitos típicos. Ao sentar, pés para dentro e joelhos quase se tocando. As mangas que sobravam das blusas serviam para ser mordidas. O cumprimento era com beijinho no rosto. Se a intimidade permitisse, valia arriscar um selinho. As fotos, feitas em câmeras cyber-shot, eram tiradas de cima para baixo. Por fim, a peça fundamental: fones de ouvido sempre pendurados e expostos. Era por aqueles fios de cobre que todo life style se justificava. Eles carregavam sons de bandas como Tokio Hotel, Fresno, Simple Plan, Drive e NX Zero. Sem dúvida, o emocore foi mais que um estilo musical para quem foi adolescente no final da primeira década dos anos 2000. As letras e melodias “deprê”, como diziam os mais velhos, sem entender muito bem o que acontecia, faziam a cabeça de meninos e meninas, raramente com mais de 17 anos. Até 2008, é verdade, eles ainda causavam estranhamento. 
[3] Dicionário de Gírias e Expressões Populares”. Disponível em http://dicionariopopular.blogspot.com.br/2010/12/m-m.html. Acessado em 21.jun.2017 às 10:30. MANÉ: pessoa desligada, bobão, besta, imbecil. MUNDO DA LUA: desligado, por fora, não está nem aí.
[4] Disponível em https://fisiologando.wordpress.com/2016/03/30/659/. Acessado em 16.jun.2017 às 09:55.

sábado, 3 de junho de 2017

Imperativos Categóricos da Missão de Deus


IMPERATIVOS CATEGÓRICOS DA MISSÃO DE DEUS



Raquel Sueli de Almeida Alcantara da Silva[1]

           
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Mateus 28:18-20)

          Introdução:

Vamos iniciar nosso estudo definindo o que é um imperativo e quais os tipos existentes de imperativo.
Imperativo: É um adjetivo que expressa uma ordem, que manda com autoridade; um substantivo masculino que expressa ordem, ditame, dever.
Há dois tipos de imperativo: 1) o categórico e o 2) condicional ou hipotético[2]. Encontramos os dois na Bíblia.
   O imperativo condicional ou hipotético é uma proposição da filosofia que expressa uma ordem que está subordinada à consecução de um fim determinado. Exemplos:

                      a.   Se quiseres ser aprovado, estuda.

              b.  Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (II Crônicas 7:14).

           c.  “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. (Jeremias 29:14)

O imperativo categórico é uma proposição da filosofia que expressa uma ordem absoluta, que considera a ação que se vai fazer como objetivamente necessária e que não está subordinada a nenhuma condição exterior ou a contingência subjetiva que possa revocá-lo. Exemplos:

             "Não terás outros deuses além de mim... Não farás para ti imagem esculpida... Não te curvarás diante delas, nem as cultuará... Não tomarás o nome do Senhor em vão... Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás..."" (Êxodo 20:3a, 4a, 5a, 7a, 13-17a)

             "... Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

É sobre estes imperativos categóricos que vamos falar.

               1.   IDE A TODAS AS NAÇÕES

a.   Quem deve ir?
A ordem de ir a todas nações foi dada por Jesus Cristo aos discípulos e a nós a Igreja. Os discípulos fizeram a parte deles na Missão de Deus e o Evangelho chegou até nós.  Esta ordem imperativa categórica de Jesus está sob a nossa responsabilidade nos dias de hoje. Nós somos a Igreja: eu e você.
A nossa resposta deve ser a mesma de Isaías:

“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías 6:8)

Note que Isaías não protelou e nem delegou a responsabilidade para outra pessoa; ele mesmo se colocou à disposição de Deus para fazer a obra.

          b) Quando ir?
Hoje é o dia de ir e anunciar as boas as novas às nações.

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração... (Hebreus 3:7, 8a). 

As estatísticas apontam que a população mundial já ultrapassou os 7,5 bilhões de pessoas[3] e que existem 7.097 línguas vivas faladas por estas pessoas ao redor do mundo.
As línguas faladas no mundo estão no plano de Deus. As pessoas precisam ter acesso à Palavra de Deus, nas modalidades oral e escrita em suas línguas maternas, a fim de que Deus fale aos seus corações. Deus se comunica com os povos da maneira que eles entendem: através de suas línguas maternas.

“E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?” (Atos 2:8-11)

As estatísticas sobre a Tradução da Bíblia apontam que Um bilhão e 500 milhões (1,5) de pessoas no mundo NÃO possuem a Bíblia completa em suas línguas maternas[4]. Isso indica que a tarefa da Igreja ainda não está acabada.
Outras estatísticas sobre a Tradução da Bíblia mostram que

No mundo existem 636 Bíblias Completas traduzidas; 1442 Novos Testamentos e 1145 são porções do Novo e do Velho Testamento. Possivelmente, 3223 Línguas têm alguma porção das Escrituras. Estão em andamento atualmente 2422 programas de tradução/programas linguísticos. A Wycliffe[5] tem estado envolvida na tradução de Bíblias ou de Novos Testamentos em mais de 900 línguas e em pelo menos um dos evangelhos em outras 600.  Estão disponíveis no YouVersion.com  em MAIS de 1000 línguas as 1400 versões existentes. As Escrituras em áudio da Faith Comes By Hearing estão gravadas em mais de 1000 línguas  e o Filme JESUS em mais de 1460 línguas.

O Ide de Jesus inclui a pregação da Palavra de Deus, por pessoas enviadas para esta finalidade. Mas como as pessoas vão ouvir se, quem tem acesso à Palavra da Salvação continua sentada nos bancos das igrejas? Como as pessoas poderão confessar a Jesus Cristo como Salvador se elas não ouvirem e não tiverem acesso à Palavra de Deus?

'' Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" (Romanos 10:14,15).

Estes questionamentos não são novos. Por volta do ano 55 d.C., data provável em que o apóstolo Paulo escreveu a Primeira carta à igreja de Corinto, ele já advertia os crentes de havia pessoas que ainda não tinham conhecimento de Deus e que isso era motivo de grande vergonha para os cristãos daquela época.

“Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa”  ( I Coríntios 15:34).

Diante das estatísticas apresentadas anteriormente pergunto: o que Paulo diria para a Igreja de hoje, a Igreja do século 21?

         c) Para onde ir?

         A abrangência da missão de Deus é TODO o mundo, é até os confins da terra, a começar de onde estamos.

      “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”. (Atos 1:8)

         A missão de Deus é uma tarefa imperativa para ser realizada pela igreja em caráter de simultaneidade, tanto aqui como lá e acolá até aos confins da terra. Para isso, Deus nos equipou de poder pelo Seu Espírito que habita em nós.
          Podemos ilustrar a simultaneidade com a figura abaixo. Cada gota de água que pinga em um volume maior de água se expande. Isso significa “tanto... como...” de Atos 1:8.

          
               2.   FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES

Além da pregação da Palavra de Deus, a ordem de Jesus inclui o ensino da Palavra de Deus e o batismo“ensinando-as... batizando-as...”. A obra de Deus não para; ela é contínua e há lugar para TODOS os cristãos. É através da pregação e do ensino da Palavra de Deus que o Espírito Santo faz a obra no coração das pessoas e o Corpo de Cristo, ou seja,  a Igreja, cresce por todo o mundo.
Para ensinar com eficiência a Palavra de Deus há necessidade de pessoas habilitadas. TODO crente, salvo e remido pelo sangue de Jesus Cristo e cheio pelo Espírito está habilitado para pregar a Palavra de Deus e ensinar, mesmo pessoas que aos olhos da sociedade não estejam preparadas academicamente.
O preparo acadêmico e o teológico são bônus na pregação e ensino da Palavra de Deus, mas não são determinantes, pois o crente que anda e vive controlado pelo Espírito Santo é melhor professor que muitos diplomados.
         A ordem de Deus para você e para mim é fazer discípulos:

       "Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo..." (Atos 18:9b).

         Fazer discípulos é investir tempo em vidas:
- desenvolvendo um relacionamento entre o discípulo e o discipulador;
- construindo o aprendizado a partir dos textos bíblicos;
-  acompanhando a vida espiritual do discípulo.
- capacitando os discípulos para que façam novos discípulos;

Fazer discípulos promove a glória de Deus:

“Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos”. (João 15.8)

Uma das características de um discípulo é a produção de frutos. Portanto, enquanto o discípulo não frutificar, ainda não terminou a tarefa do discipulador. 
O discipulador é responsável por incentivar o seu discípulo a fazer outros discípulos.
Jesus Cristo é o nosso maior exemplo de discipulador. Os apóstolos também são exemplos para nós, pois eles também frutificaram os ensinos do Mestre. O apóstolo Paulo é outro grande exemplo de discipulador.
         O discipulador deve estar alerta para não se acomodar somente porque ganhou um ou dois discípulos, pois isso será um mal exemplo para os seus discípulos que também vão estagnar no comodismo e não vão frutificar.
         A dedicação, o exemplo e a paixão pelas almas devem as características que motivam o discipulador. Tais características serão de grande inspiração para os seus discípulos.
          Que todos os crentes são chamados e vocacionados isso é fato. Porém, Entretanto, para ministérios específicos em lugares e culturas inusitados e inóspitas, Deus chama, capacita e envia algumas pessoas. Estes são os missionários que vão além de suas fronteiras.
Nesse caso, há necessidade desses vocacionados se apropriarem de instrumentos, de preparo acadêmico, teológico e prático mais aprofundados que vão ajudar muito no desenvolvimento do trabalho transcultural, ou seja, no trabalho com outras culturas e costumes.
Tanto o trabalho junto a igreja local como o trabalho transcultural são de igual importância para Deus. Tanto os que vão para a linha de frente da batalha como os  que ficam com a bagagem e “seguram as cordas” de diversas maneiras têm parte igual na Missão. No trabalho que fazemos para o Senhor, Ele nos alerta para que façamos o melhor para Ele. Deus abomina quem faz o Seu trabalho relaxadamente. Quem assim procede é considerado uma maldição.

         "Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! ..." (Jeremias 48:10a)

Deus não nos chamou para sermos maldição, mas sim para sermos bênção. O imperativo de Deus é para que sejamos bênção para as nações: “Sê tu uma bênção” (Gênesis 12:2).


Conclusão
Vimos que a Grande Comissão deixada por Jesus Cristo não é uma opção, não é uma tarefa que pode adiada e nem terceirizada. 
A Grande Comissão “Ide e Pregai” é uma ordem, um imperativo categórico dado por Quem tem autoridade no Céu e na Terra e deve ser feita pelos cristãos.
Portanto, é tarefa minha e sua fazer Jesus Cristo conhecido ao Mundo.
Façamos discípulos até que o nosso Senhor venha. Ele prometeu estar conosco até a consumação dos séculos.
A missão da Igreja ainda não acabou.





[1] Missionária da Associação Linguística Evangélica Missionária-ALEM. Pedagoga e Mestre em Linguística formada pela Universidade de Brasília.
[2] SIGNIFICADO DE IMPERATIVO. Disponível em https://www.significados.com.br/imperativo/. Acessado em 24.mai.2017 às 09:39.
[3] POPULAÇÃO MUNDIAL. Disponível em http://www.worldometers.info/br/. Acessado em 24.mai.2017 às 10:29
[4] PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AS ESTATÍSTICAS DE TRADUÇÃO DA BÍBLIA. Disponível em http://resources.wycliffe.net/statistics/Wycliffe%20Global%20Alliance%20Statistics%202016%20FAQs_PT.pdf. Acessado em 14.mai.2017 às 11:47.
[5] Wycliffe – www.wycliffe.net