quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O peso da responsabilidade de um pai

O PESO DA RESPONSABILIDADE DE UM PAI




Quando Deus chamou Abrão ele vivia tranquilamente  na cidade de Harã para onde seu pai havia se mudado com toda a família – "E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali. E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã" .(Gênesis 11:31)
Harã é atualmente o Curdistão. O Curdistão é uma região do Oriente Médio que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. O grupo étnico Curdo é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs[1].
Em Harã, Deus chamou Abrão e prometeu a ele uma terra e uma descendência. Deus prometeu abençoá-lo e engrandecê-lo; e, que por meio dele Deus abençoaria todas as famílias, ou seja, todos os povos da terra. Até então seu nome era Abrão, que significa "Pai elevado, ilustre, excelso". 
Aos noventa e nove anos, Deus apareceu a Abrão e mudou seu nome para Abraão que significa "Pai de muitos" – "Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí" (Gênesis 17:5)
Em Gênesis 18:19 Deus declara que havia escolhido a Abraão para "ordenar seus filhos e sua casa depois dele". Na maior parte das culturas do mundo, o pai tem a responsabilidade de preparar os filhos para a fase adulta quando o filho se tornará pai e dará prosseguimento à linhagem e aos ensinos recebidos de seu pai. O exemplo do pai é de grande valor! A obediência e o respeito ao pai são fundamentais. Na cultura judaica, a transmissão dos ensinamentos religiosos aos filhos era responsabilidade do pai[2].
Então, quando Deus disse que Abraão deveria pôr em ordem a sua casa, Ele estava dizendo: Abraão, ensine a minha Palavra, ensine os meus mandamentos aos seus filhos e aos filhos de seus filhos para que eles continuem ensinando e me conhecendo e sabendo quem EU SOU.
         Quando Moisés orientou o povo para conquistar Canaã, a terra prometida por Deus, mais uma vez o Senhor frisou a importância de obedecer aos Seus mandamentos e a Sua Palavra. A obediência à Palavra de Deus e às Suas ordens são garantia de sucesso e vitória nas conquistas, vida longa e prosperidade (Deuteronômio 6).
         Como, então, um pai pode pôr em ordem a sua casa e cumprir a sua responsabilidade como pai diante de Deus e do mundo? É simples e está descrito em Deuteronômio 6:1-9.
1.   O pai deve estar com os ouvidos bem abertos e atentos para OUVIR a voz de Deus. A voz de Deus é clara e Ele quer que o Pai O obedeça em primeiro lugar. O pai deve ser exemplo. O pai deve imitar a Deus a quem ele serve, deve a sua vida e a perpetuação de sua geração. O pai que ouve a Deus tem a sabedoria do Senhor para conduzir seus filhos por caminhos de vida.

Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir; para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o SENHOR, Deus de teus pais. Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.  Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;  (Deuteronômio 6:1-6)

2.   O pai deve exercer a sua responsabilidade de sacerdote e mestre no lar através do ensino da Palavra de Deus à família, aos filhos. Deus descreve o processo na transmissão do ensino:

"tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te (Deuteronômio 6:7)

a.           Inculcar a Palavra de Deus na mente e no coração dos filhos. Inculcar significa "propor; recomendar; repetir para imprimir no espírito de alguém" (Dicionário Larousse Ilustrado, 2004). Inculcar é falar e ensinar a Palavra de Deus diariamente até que o filho tenha aprenda, memorize e viva a Palavra do Senhor.
Falar em casa quando estiver assentado com os filhos; falar quando estiver andando pelo caminho, falar quando o filho for deitar, falar quando o filho se levantar. O tempo de convivência e relacionamento entre pais e filhos deve ser saudável e proveitoso tendo por base a Palavra de Deus, pois "Toda a Escritura é inspirada por Deus é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". Deus deu a responsabilidade aos pais para criarem seus filhos para serem homens e mulheres de Deus.





Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos (Deuteronômio 6:8).

b.           Amarrar, dispor, ter a Palavra de Deus sempre ao alcance das mãos e dos olhos dos filhos para que ela seja a leitura e a reflexão diária deles. Todos nós utilizamos os sentidos para aprender. A didática do ensino valoriza muito os recursos audiovisuais no ensino e está provado que quanto maior for o número de sentidos envolvidos na aprendizagem, maiores são os resultados, pois aprendemos: "83% pela visão; 11% pela audição; 3,5% pelo olfato; 1,5% pelo tato; 1% pela gustação.
Quanto à retenção do ensino, retemos: 10% quando lemos; 20% quando ouvimos; 30% quando vemos; 50% quando vemos e executamos; 70% quando ouvimos e logo abordamos; 90% quando ouvimos e logo realizamos."[3] Vamos abastecer nossos lares com literatura cristã saudável.

"E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas".
(Deuteronômio 6:9)
c.            Escrever a Palavra de Deus nos umbrais (na entrada) e nas portas das casas. Quando a Palavra de Deus está na entrada e na porta da casa dos cristãos, ela está acessível não só à família, mas a todos que passam ou visitam a casa. Sempre, onde e quando for possível, devemos compartilhar a Palavra de Deus com outras pessoas. Deus prometeu abençoar todas as famílias da terra por meio de Abraão e nós também estamos neste plano. Devemos abençoar outras pessoas com a Palavra de Deus.
É dever dos pais ensinar os filhos a não se envergonharem de compartilhar a Palavra de Deus, de declarar ao mundo que somos comprometidos com Deus e que somos cristãos. É dever do pai, com o apoio da mãe, fortalecer a fé dos filhos.
E, na ausência de um pai cristão comprometido com Deus, a Bíblia nos diz que as mães e avós cristãs podem suprir esta falta; um dos exemplos são Eunice e Loide, mãe e avó de Timóteo que o criaram no ensino da Palavra de Deus que o tornaram um jovem e grande pastor comprometido com Deus e a Palavra do Senhor – "...estou ansioso por ver-te, para que eu transborde alegria pela recordação que guardo de tua sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti" (II Timóteo 1:4b,5)

Grande é a responsabilidade do pai. Ela ultrapassa as fronteiras do lar e alcança o mundo. A tão conhecida frase "Não basta ser pai, tem que participar", já está  desgastada e vazia de significado, pois na realidade, "Não basta ser pai, tem que assumir a responsabilidade integral da paternidade inspirado em Deus". Deus é o referencial que todo pai deve seguir: Deus dá a vida, ama, cuida, ensina, disciplina, orienta e prepara os filhos para serem lançados como flechas para abençoar todas as famílias e povos do mundo com a mensagem das boas novas de salvação em Jesus Cristo!


Raquel Alcantara
Brasília, 17/agosto/2017
        




[1] Povo Curdo. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/geografia/povo-curdo.htm. Acessado em 17.ago.2017 às 09:25.
[2] Figura austera dos pais ainda predomina em variadas culturas. Disponível em https://www.terra.com.br/noticias/mundo/figura-austera-dos-pais-ainda-predomina-em-variadas-culturas,2008243835e2d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acessado em 17.ago.2017 às 09:49.
[3] Em que posso te ajudar, ministério infantil? Disponível em https://www.facebook.com/sheilagois.com.br/posts/307428232955448. Acessado em 17.ago.2017 às 10:41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário