segunda-feira, 16 de maio de 2016

O SACERDOTE DA ANTIGA ALIANÇA: Consagração e Serviço


Texto chave: Levítico 8
Textos de Apoio: Êxodo 28; Êxodo 29: 1-37

Moisés recebeu a ordem de Deus para consagrar Sumo Sacerdote e sacerdotes dentre o povo de Israel. Esses, seriam os responsáveis pela vida espiritual do povo, os mediadores entre Deus e o Seu povo.
Para este serviço, Deus escolheu pessoas da família de Moisés; seu irmão e sobrinhos.

Êxodo 28:1-13 - Faze também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Farás vestes sagradas para Arão, teu irmão, para glória e ornamento.

Esta passagem da Palavra de Deus nos mostra como Deus é coerente desde o princípio. Deus criou a família e deseja sempre contar com a família para realizar os Seus propósitos de abençoar o Seu povo escolhido - os judeus - e os demais povos da terra.
       Para que isso seja possível há necessidade de consagração e santidade. Deus diz a nós:  

Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; (Levítico 11:44a)

O que Deus pede de nós não é algo difícil quando estamos submissos à Sua boa, agradável e perfeita vontade: 

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1,2)

O capítulo 8 de Levítico nos mostra um cerimonial de consagração e santificação. Este ritual é melhor detalhado nos capítulos 28 e 29:1-37 do livro de Êxodo. Podemos resumir este cerimonial em:
1.            ELEMENTOS FÍSICOS:

A. Pessoas:
- Moisés, o oficiante (Levítico 8:1): foi a Moisés, o líder, que Deus descreveu como deveria ser realizada a consagração do Sumo Sacerdote e dos sacerdotes. O líder é a autoridade divina. Pesa sobre o líder, seja ele político, religioso, familiar, comunitário ou trabalhista uma grande responsabilidade atribuída por Deus, a de ser exemplo, andar em retidão e justiça, pois estas virtudes fazem parte do caráter de Deus.

- Testemunhas (Levítico 8:3,4): todo o povo de Israel foi convidado para assistir à consagração de Arão e de seus filhos. A Palavra de Deus nos diz que estamos rodeados por uma “grande nuvem de testemunhas” (Hebreus 12:1). O intuito de Deus em convidar o povo se dá por três princípios: 1) Pedagógico: Deus é excelente e paciente no ensino. Ele estava ensinando ao povo, por meio da palavra e da visualização como eles deveriam viver, ou seja, em santidade, novidade de vida e zelo. 2) Comunitário: Deus valoriza a participação da comunidade. Diferentemente de outros deuses, desde o jardim do Éden DEUS vem ao encontro de sua criatura, pois diariamente Ele conversava com Adão e Eva – Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?” (Gênesis 3:8,9). 3) Espiritual: o que o povo estava presenciando naquela cerimônia expressava e expressa a natureza e o caráter de Deus. Vale aqui repetir as palavras de Deus:  "Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo" (Levítico 11:44a). Deus tem prazer em manter comunhão com Seus Filhos e Ele sempre está investindo nisso.



- Os candidatos à consagração (Levítico 8:2): Arão e seus filhos seriam consagrados, separados e santificados para a trabalho de Deus. Eles estavam diante de Deus e de todo o povo. O compromisso de Arão como Sumo Sacerdote e de seus filhos como sacerdotes ordenados era tanto vertical como horizontal. Deviam eles obedecer e cumprir às ordens de Deus servindo aos seus semelhantes. 
À semelhança de Arão e de seus filhos, somos chamados para servir e proclamar a glória de Deus e Seu Reino.

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. (Romanos 8:30)
           
            Portanto, tudo que Deus faz em nossas vidas e no mundo tem um propósito específico e é muito bom! A nós é bom proceder a obediência e o coração sempre disposto.

B. Alimentos (Levítico 8:26): 
- Pães e bolos, feitos com flor de farinha[1]: deviam ser feitos sem fermento “asmos” e amassados com azeite.
- Obreias[2]: deviam ser feitas com flor de farinha, sem fermento e untadas com azeite.
O cuidado no preparo destes alimentos devia ser rigorosamente obedecido.  Segundo LINO (2013),
“A Farinha Flor é a mais refinada e branca, sendo adequada para a confecção de massas muito leves e fofas, como o pão de ló ou tortas...
... A flor de farinha era a denominação dada ao trigo passado em peneira muito fina, resultando numa farinha semelhante a que usamos hoje. É a farinha mais refinada e branca que existe. É um trigo bem moído. É a flor da farinha ou trigo candeal, (espécie da melhor entre os trigos de farinha branca) que corresponde ao latim simola .(sêmola)...
... Dar a flor de farinha como sacrifício no templo indicava que uma pessoa de pouquíssimas posses estava dando o melhor para Deus, que exigia algum esforço seu... (Gênesis 18:6)...
... A flor de farinha, o principal elemento da oferta de manjares, representa a humanidade de Cristo que é refinada, perfeita, suave, equilibrada e correta em todas as maneiras, sem excesso nem deficiência; isso representa a beleza e a excelência do viver humano e do andar diário de Cristo.
A flor da farinha fala da uniformidade e equilíbrio do caráter de Cristo, da perfeição onde nenhuma qualidade é excessiva ou ausente. Para Cristo ser um sacrifício perfeito para Deus, Ele precisou viver uma vida perfeita e sem pecado. A flor de farinha é uma figura da vida pura e uniforme de nosso bendito Senhor. O sacerdote podia tomar um punhado da farinha, derramar azeite e incenso sobre ela, e então queimá-la sobre o altar”.

            - Carne: Deus proveu a carne do carneiro da consagração para Moisés, Arão, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar (vs. 29 e 31):

Tomou Moisés o peito e moveu-o por oferta movida perante o SENHOR; era a porção que tocava a Moisés, do carneiro da consagração, como o SENHOR lhe ordenara.
Disse Moisés a Arão e a seus filhos: Cozei a carne diante da porta da tenda da congregação e ali a comereis com o pão que está no cesto da consagração, como tenho ordenado, dizendo: Arão e seus filhos a comerão.


Em tudo o que fazemos, devemos dar o melhor de nós, pois Deus deu o Seu Melhor, Jesus Cristo, o Seu Filho Amado.

C. Animais para as ofertas (Levítico 8:2,14, 18, 22):
- Um novilho: era oferecido como oferta pelo pecado.
- Primeiro carneiro: oferecido para oferta de holocausto como oferta de aroma agradável a Deus.
c. Segundo carneiro: oferecido como o carneiro da consagração.
Todos estes animais deveriam ser sem defeito e cumpriam o papel de serem ofertas a Deus, para o trabalho de Deus.
Toda oferta que damos a Deus deve custar algo para nós.
Quando o rei Davi fez um recenseamento do povo cuja finalidade era mostrar a glória do seu reino e de seu exército (II Samuel 24), Deus reprovou este comportamento e castigou o povo. O meio de aplacar a ira de Deus, foi oferecer a Deus sacrifícios de holocausto e ofertas pacíficas. Davi teve a oportunidade de oferecer animais que o rei Araúna estava oferecendo a ele, porém, vejamos sua atitude resiliente:

Então, disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei, meu senhor, o que bem lhe parecer; eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos, e a apeiragem dos bois para a lenha. Tudo isto, ó rei, Araúna oferece ao rei; e ajuntou: Que o SENHOR, teu Deus, te seja propício. Porém o rei disse a Araúna: Não, mas eu to comprarei pelo devido preço, porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que não me custem nada. Assim, Davi comprou a eira e pelos bois pagou cinquenta siclos de prata. Edificou ali Davi ao SENHOR um altar e apresentou holocaustos e ofertas pacíficas. Assim, o SENHOR se tornou favorável para com a terra, e a praga cessou de sobre Israel. (II Samuel 24:22-25)

Deus se agrada de quem oferta com alegria e liberalidade (generosidade).

Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos, (II Coríntios 9:7, 13)
A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado. (Provérbios 11:24,25)

D. Óleo da unção (Levítico 8:2; Êxodo 30:22-33)
Este óleo era feito com as mais excelentes especiarias como a mirra, cinamomo, cálamo, cássia e azeite de oliveira. Deveria ser usado APENAS para a unção de pessoas, objetos e lugares consagrados ao serviço de Deus. Não deveria ser usado como perfume corporal, pois era óleo consagrado ao Senhor.

E. Vestes sacerdotais (Levítico 8:2; Êxodo 28:3-43)
Os detalhes das vestes sacerdotais estão descritos em Êxodo 28:3-43.
As vestes deviam ser feitas por homens aos quais Deus havia capacitado para fazê-las. Eram compostas por: um peitoral com duas pedras, o Urim e o Tumim; uma estola sacerdotal; uma sobrepeliz; uma túnica bordada, mitra e cinto.
Os materiais usados eram: linho, ouro, duas (02) pedras de ônix escritas os nomes das 12 tribos de Israel, seis de cada lado, que eram colocadas em cada ombro; doze (12) outras pedras preciosas colocadas no peitoral do juízo.


As cores usadas eram azul, púrpura, carmesim e branca do linho fino. Cada uma dessas cores nas vestes e demais materiais utilizados no tabernáculo tinha um significado e apontavam para Jesus Cristo.
Segundo o Pr. Calvin Gardner[3],

Azul – Natureza Celestial de Cristo, Cristo O Espiritual, ou homem celestial, I Coríntios 15.47,48; João 1.18; Hebreus 7.26; a origem celestial de Cristo. Azul é a cor dos céus, portanto aponta o caráter e a natureza de Cristo como Sumo Sacerdote. 
Púrpura – Realeza, Soberania de Cristo, o “Rei dos reis, e Senhor dos senhores”, Apocalipse 19.16; Marcos 15.17-18. Púrpura é a cor dos reis (Marcos 15.17,18), portanto essa cor manifesta a verdade que Cristo é o Soberano e tem toda a glória dessa posição Real. Cristo foi profetizado para ser o Príncipe da Paz e reinar “do trono de Davi, cujo principado e paz não haverá fim” (Isaías 9.6,7). 
Carmesim – Sacrifício, Apocalipse 5.9-10; Números 19.6; Levítico 14.4; Hebreus 9.11-14, 19, 23, 28. A cor carmesim, pelas escrituras, e especialmente quando se refere ao Cristo, manifesta o Cristo Sacrificatório e a Sua humildade. A cor carmesim, para os usos no tabernáculo, foi conseguida do corpo da fêmea do “coccus ilicis” um verme (Salmo 22.6, a palavra hebraica para escarlata e carmesim). 
O nome ‘Adão’, uma palavra babilônica, significa ‘vermelha’ por ser feito da terra (# 0121, Strong’s). 
Branca – do linho fino – Perfeição, pureza e santidade de Deus em Cristo, e aos que são lavados no sangue de Cristo (Apocalipse 7.9-17; Salmo 132.9).
A cor branca do linho fino é emblemática da perfeição, pureza, e santidade de Deus em Cristo, e aos que são lavados no sangue de Cristo. A cor branca refere-se ao efeito da obra de Cristo no lugar do Seu povo. Ele os faz perfeitos, santos e justos, propícios para serem na presença de Deus. Apocalipse 7. 9-17: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas … (Apocalipse 19. 7-9). Deus veste Seus sacerdotes de justiça, como são vestidos os sacerdotes do tabernáculo (Êxodo 28.39; Salmo 132.9; Zacarias 3.3,4). Não podemos pensar que tenhamos a justiça de Deus se estamos fora de Cristo. Temos que ser lavados pelo Seu sangue se esperamos ser redimidos da nossa vã maneira de viver (I Pedro 1.18,19). Entramos em Cristo pelo arrependimento dos pecados e fé no sacrifício de Cristo em nosso lugar. Nessa maneira o pecador é feito limpo, perfeito, puro e justo diante de Deus. Está nEle? Se arrependa e creia nEle já! De outra maneira as suas vestes sujas continuam e no fim, será lançado “nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes” Mateus 2.13.

2. AS OFERTAS DO CERIMONIAL (Levítico 8:14-25):

- Expiação dos pecados: era oferecido um novilho, sem defeito. O animal era a oferta substitutiva.
Os passos desta oferta são: 
a) Imposição de mãos de Arão e de seus filhos sobre a cabeça do animal simbolizando, assim, que estavam “transferindo” seus pecados para a vítima (v.14); 
b) morte do animal (v.15); 


c) colocação, com o dedo, do sangue colocado sobre cada chifre que está nas quatro pontas do altar para a purificação do altar (v. 15); 
d) derramamento do restante do sangue na base do altar para o consagrá-lo (v,15); 
e) Queima da gordura sobre o altar (v.16); 
f) Queima do couro, da carne e do excremento do animal fora do arraial (v. 17).

- Holocausto:  um carneiro era sacrificado e este tipo de oferta era um aroma agradável a Deus. O animal era uma oferta de pedido de perdão e benevolência de Deus.
Os passos desta oferta são: 
1) Imposição de mãos de Arão e de seus filhos sobre a cabeça do animal (v.18); 
2) morte do animal e aspersão do sangue da vítima sobre o altar e em redor (v.19); 3) Esquartejamento do animal e queima da cabeça, dos pedaços da carne e da gordura (v.20); 
3) Lavagem com água das pernas e entranhas do animal (v.21); 
4) Queima do animal sobre o altar como oferta agradável e Deus (v.21).
Este último passo da oferta de holocausto nos traz à memória o que Deus nos diz:
Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei. (Hebreus 8:12)

- Movida diante de Deus:  era oferecido um segundo carneiro chamado de “carneiro da consagração” (v.22).
Os passos desta oferta são: 
a) A morte do carneiro (v. 23); 
b) A colocação do sangue do animal na orelha direita, no polegar da mão direita e no polegar do pé direito primeiramente em Arão e depois nos seus filhos (v.23,24); 


c) Aspersão do restante do sangue sobre o altar e em redor (v.24); 
d) Arão e seus filhos apresentam a Deus a oferta movida, ou seja as gorduras das entranhas, dos rins e do fígado, os rins, a coxa direita, um bolo sem fermento, um bolo de pão azeitado e uma obreia (v.25-27). 

e) Queima da oferta movida no altar. Era uma oferta de consagração que subia até Deus como aroma agradável (v. 28). 
f) Moisés apresenta o peito do animal como oferta movida a Deus. Esta parte do animal era a porção alimentícia de Moisés, Arão e seus filhos como Deus havia ordenado (v. 29);
g) Unção das vestes de Arão e de seus filhos com a aspersão do óleo da unção e do sangue que estava sobre o altar (v. 30); 


h) Provisão alimentícia para Arão e seus filhos de carne e pães consagrados na oferta movida (v.31). 9) Queima das sobras (v. 31).

Com este cerimonial aprendemos que:
- Para que possamos ser aceitos e ouvidos por Deus faz-se necessário, primeiramente, confessarmos nossos pecados.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (I João 1:9)

            - Jesus é o Cordeiro de Deus que morreu em nosso lugar.

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1:29)

            - O altar de Deus é lugar de santo, por isso, antes de chegar até ele, há necessidade de purificação pela Palavra de Deus e consagração.

Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. (Efésios 5:23-27)

            - Deus é justo com aquele que se achega a Ele em contrição.

Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei. (Hebreus 8:12)

            - Devemos ter um corpo e uma vida de consagração diária a Deus em tudo o que pensamos, vemos, ouvimos; pegamos e por onde andamos.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1,2)

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Efésios 5:15-21)


Nosso vestuário também deve ser santificado a Deus. A forma como nos vestimos deve revelar a beleza, a santidade, a glória e o Reino de Deus. Infelizmente, hoje em dia, esta verdade tem sido ignorada pelos próprios crentes. O vestuário é algo aparente e passa pelo crivo dos olhos. Portanto,

Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça. (Eclesiastes 9:8)


Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti. (Provérbios 4:25)

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! (Mateus 6:22,23)

            - O mesmo Deus que chama, separa, consagra e envia é o mesmo Deus que provê as necessidades dos Seus filhos enquanto eles trabalham. Por isso, precisamos fazer a nossa parte: trabalhar e confiar.

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.  (Salmo 127:2)


3.            CONSAGRAÇÃO DE ARÃO COMO SUMO SACERDOTE E DE SEUS FILHOS COMO SACERDOTES (8:6-12)

Na ordem de consagração, Arão foi o primeiro, pois ele seria Sumo Sacerdote. O cerimonial  consistia de: 
a) Lavagem do corpo com água (v. 6) – Arão e seus filhos foram lavados com água diante de toda a congregação. Era necessário tirar as impurezas do corpo que agora estaria a serviço de Deus. João 15:3 fala que a Palavra de Deus nos limpa – Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” .
b) Troca de vestimentas comuns pelas vestes sacerdotais consagradas – As vestes de Arão, o sumo sacerdote, consistiam em : túnica, cinto, sobrepeliz (capa), estola sacerdotal (manto), cinto, peitoral do juízo, mitra (turbante na cabeça) com a lâmina de ouro escrita “Santidade ao Senhor”. As roupas de Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar eram a túnica, o cinto e as tiaras. Também fazia parte das vestes de Arão e de seus filhos, calções de linho que iam da cintura até a coxa – (v. 7-9; Êxodo 28:36; Êxodo 28:42).
c) Unção com o óleo da unção (v.10-12) – Somente Arão foi ungido, pois ele seria o sumo sacerdote. O óleo foi aspergido sobre o tabernáculo e sobre Arão o Sumo Sacerdote. Isso nos ensina que tanto nós, como o lugar que Deus designou como nosso local de trabalho ou sob nossa responsabilidade, são santos e abençoados por Ele. Portanto, requerem uma vida de santidade. Somente o Sumo sacerdote era ungido.
No Velho Testamento encontramos a menção de Jesus como o Filho do Rei e o Ungido de Deus:

Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: (Salmo 2:2)

Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos. (Daniel 9:25)


d) Confissão dos pecados por meio da apresentação da oferta pelo pecado. Um novilho era sacrificado no lugar do pecador (v.14-17).
e) Adoração a Deus e através da oferta de holocausto. Um carneiro era sacrificado (v. 18-21).
f) Consagração do corpo para o trabalho de Deus. O carneiro da consagração era sacrificado (v.22-24).
Na antiga Aliança, Arão era o Sumo Sacerdote e prefigurava a vida e obra de Jesus Cristo (Hebreus 7). O apóstolo Pedro afirma que, em Cristo, nós somos Sacerdócio Real e povo escolhido de Deus. Esta é nossa posição no corpo de Cristo hoje.

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. ( Pedro 2:9,10)
                                    

4.  A OBEDIÊNCIA DE MOISÉS E A SUBMISSÃO DE ARÃO E DE SEUS FILHOS 

Todo o cerimonial de consagração de Arão a sumo sacerdote e de seus filhos como sacerdotes foi ordenada e instruída por Deus ao seu servo Moisés: 

v.1-Disse mais o Senhor a Moisés; 
vs.9,17,21- como o Senhor ordenara a Moisés; 
vs.13,29- como o Senhor lhe ordenara; 
v.34- assim o Senhor ordenou se fizesse; 
v.35- porque assim me foi ordenado; 
v.36- Arão e seus filhos fizeram todas as coisas que o Senhor ordenara por intermédio de Moisés). 

Destacamos aqui que houve obediência por porte de Moisés na execução das ordens de Deus quanto ao cerimonial e submissão de Arão e de seus filhos.  Deus se agrada daqueles que o obedecem e seguem os seus preceitos.
“Não precisamos entender, só preciso NELE crer” é o refrão de um hineto. Assim deve ser, devemos crer em Deus e obedecê-LO.
Uma vida de obediência a Deus é garantia de bênção, paz, contentamento, aceitação e comunhão contínua com Deus.

Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o OBEDECER É MELHOR DO QUE O SACRIFICAR, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. (I Samuel 15:22,23)


 O autor de Hebreus faz o apelo à obediência dizendo: 

 Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração... (Hebreus 3:7,8a)


                                                             * * * * * * * * * *



 * Este estudo foi ministrado por Raquel Alcantara, na Escola Bíblica Dominical da Primeira Igreja Batista de Sobradinho-DF, na classe de Adultos "Hebreus e Levítico", em 15 de maio de 2016. 









[1] A flor de farinha. Disponível em http://oleirosdorei.blogspot.com.br/2013/04/a-flor-de-farinha.html. Acessado em 14.mai.2016 às 09:48.
[2] OBREIA: “Folha delgada de massa de farinha sem fermento, usada para fazer hóstias, para certos doces de pastelaria, para envolver medicamentos ou para colar papeis”. Disponível em Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 2008-2013. Acessado em 14.mai.2016 às 11:12.
[3] GARDNER, Calvin (Pr.). O significado espiritual do material e cores usadas no tabernáculo. Disponível em http://www.montesiao.pro.br/estudos/adoracao/significado_espiritual.html. Acessado em 14.mai.2016 às 15:06.

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