A GRAÇA DE DEUS NA GENEALOGIA DE JESUS CRISTO (1)
"Livro da genealogia de Jesus
Cristo..." (Mateus 1:1a)
A data provável do livro de Mateus é o ano 60 A.D. Ele escreveu direcionado ao leitor judeu. Isso explica as menções de passagens do Velho Testamento, a Lei que o judeu bem conhecia.
Mateus diz aos judeus que o Jesus de Nazaré que eles conheciam e que estava entre eles é o Rei prometido, cuja linhagem vinha de Davi, o rei dos judeus e de Abraão, o Pai da nação judaica. Ao se referir a Davi, Mateus fala do Reinado de Jesus Cristo e ao se referir de Abraão, fala do Seu sacrifício.
O fato é que, toda pessoa tem uma genealogia, ou seja, uma árvore genealógica. Mateus apresenta a genealogia de Jesus Cristo, o Homem Perfeito, o Filho de Deus que se encarnou. Nesta genealogia é evidente a Graça de Deus manifestada na vida das pessoas que a compõem.
A genealogia é um documento de família. Ela registra os nossos antepassados, as nossas origens. A genealogia é composta por pessoas cujas histórias foram escritas ao longo de sua existência. Você e eu estamos escrevendo a nossa história de vida.
Em seu livro, Mateus diz a nós que somos seres humanos falhos, pecadores, carentes do Amor, da Graça e da Compaixão de Deus. Nossas histórias de vida não são perfeitas, mas a Graça de Deus se manifesta a cada manhã.
É pela Graça de Deus que vivemos. É a Graça de Deus que nos permitiu abrir os olhos neste novo dia. Você e eu temos um grande valor para Deus. Por isso, cantemos com alegria este louvor composto pelo rei Davi:
"Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e
alegremo-nos nele" (Salmo 118:24)
Raquel Alcantara
Brasília, 02/fevereiro/2018
* * * * * * *
Nenhum comentário:
Postar um comentário