terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

A Graça de Deus na Genealogia de Jesus Cristo (2)

A GRAÇA DE DEUS NA GENEALOGIA DE 

JESUS CRISTO (2)



"Livro da genealogia de Jesus Cristo, 
Filho de  Davi..." (Mateus 1:1a)




Davi foi o segundo rei de Israel; ele experimentou a Graça de Deus em sua vida. A Bíblia diz em Atos 13:22 que Davi se tornou um "homem segundo o coração de Deus". Mas até que ele chegasse a ter esta reputação, teve que aprender de Deus muitas lições preciosas para a sua vida.
Davi era a "raspa do tacho" da prole de Jessé, o menino ruivo, franzino, pastor de ovelhas, poeta, cantor e musicista. Nem mesmo o seu pai Jessé acreditava ser ele a pessoa que Deus havia de escolher para ser o rei de Israel. Diferentemente de nós, o critério de escolha de Deus não é o exterior, mas o interior.  
Deus direcionou o profeta Samuel para ungir Davi. Já como rei, Deus deu a Davi muitas vitórias sobre seus inimigos. Seu governo caminhava bem até que Davi decidiu tirar umas férias fora de época, justamente quando o seu povo guerreava. O líder saiu da linha de frente da batalha, deixou de vigiar e lutar para ficar em  casa sozinho, livre, "sem ter o que fazer". O tédio bateu à porta e...
... Davi se tornou vulnerável, caiu em pecado de adultério.  Ardilosamente, tentou enganar a Deus e as pessoas, mas cada vez mais ele se afundava na lama do pecado. No fundo do poço, a repreensão de Deus veio pela boca do profeta Natã. O rei então caiu em si, reconheceu o seu terrível pecado, clamou pela misericórdia de Deus, se arrependeu e aceitou o castigo de Deus sobre a sua vida. 
No processo de cura, Davi pediu a Deus para criar nele um coração puro (Salmo 51). Davi experimentou o perdão de Deus. No Salmo 51:17, Davi declara a grandeza de Deus em nunca "desprezar um coração quebrantado e contrito" . Deus sempre está pronto a perdoar!
Talvez você não tenha pecado gravemente como Davi. Mas saiba que, Deus não faz diferença se o pecado é grande ou pequeno. O pecado adoece o corpo, a alma e o espírito levando a pessoa à morte física e espiritual. A cura para o pecado está no arrependimento e confissão – "Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado" (Salmo 32:5).
Os tempos mudaram, mas Deus não mudou. A maravilhosa Graça de Deus continua disponível a todo aquele que reconhece a sua insignificância e se achega a Ele com o coração quebrantado, contrito e carente de salvação por meio do sacrifício vicário de Jesus Cristo.  Há esperança para quem está caído e prostrado, pois somente Deus é Quem – "Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado” (Salmos 113:7). 
Não recuse a Graça de Deus para a sua vida!

Raquel Alcantara
Brasília, 05/fevereiro/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário