terça-feira, 10 de abril de 2018

Não subestime o chuchu


NÃO SUBESTIME O CHUCHU


Raquel Alcantara - 10/04/2018



          Plantei no quintal de nossa casa um chuchu. Ele cresceu, se fez rama, espalhou para todo lado e tomou conta de um limoeiro. Já estou colhendo bastante. Eu gosto de plantar e para mim é uma terapia. Além disso, é tão bom abençoar outras pessoas doando o que Deus nos dá sobejamente!!
     Nem todas as pessoas gostam de chuchu. Já ouvi dizer em tom de gracejo que chuchu tem 3 vitaminas: A,B,C (Água, Bagaço e Casca). 
  Mas eu não desanimo não. Seja salada, refogadinho, suflê; sozinho ou acompanhado, para mim é um alimento muito bom. 
     Pesquisando sobre as propriedades nutricionais do chuchu, confesso que eu fiquei surpresa com este legume para a saúde. 
 Tudo está escrito no site http://www.mundoboaforma.com.br/12-beneficios-do-chuchu-para-que-serve-e-propriedades/. 
     Não quero convencer você a gostar deste legume, mas pelo menos pense no que você está perdendo quando deixa de comer este alimento. 
          

  1. É um alimento "sociável", pois combina com carnes ou apenas folhas e saladas de modo geral.


  2.  Sem restrição: Poder ser consumido por qualquer faixa etária.


  3. Dieta: Rico em água. Não engorda!! Favorece o controle de ingestão calórica, apoiando em dietas de perda de peso.

 4. Intestino: Beneficia o sistema digestório e ainda garante a redução de impactos causados por prisão de ventre.

 5. Fibras: É rico em fibras e pode auxiliar no estímulo à eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo.

 6. Baixa Caloria: Ao consumir 100 gramas de chuchu, você estará adicionando apenas 20 calorias ao seu cardápio.

 7. Colesterol: É livre de colesterol, contém baixo percentual de gorduras saturadas, e suas fibras dietéticas podem contribuir com o equilíbrio do sistema digestório.

 8. Vitaminas: As vitaminas também são excelentes promotoras da saúde, principalmente quando aliadas a minerais nutritivos.

  9. Diabéticos: o chuchu pode ajudar no equilíbrio de açúcar na corrente sanguínea, prevenindo a ocorrência de hipo ou hiperglicemia.

  10. Hipertensos: Ele é fonte de Folato, que pode ser identificado como uma vitamina de complexo B, a qual age na prevenção de acúmulo de homocisteína, aminoácido que, se houver excesso, pode gerar diversos prejuízos. Ele pode reduzir a possibilidade hipertensão, além de ocorrência de acidentes vasculares cerebrais, derrames e demais doenças cardíacas. O Potássio contido no chuchu ajuda a manter a pressão arterial sob controle. Esse benefício é muito importante para gestantes.
        Grifo meu: aprendi com um enfermeiro no posto  de saúde que meio chuchu batido com suco puro de maracujá é um excelente remédio natural para abaixar a pressão arterial quando ela está muito alta. Já fiz este remédio e comprovei que é verdade.

  11.Atividades Físicas: Sua vitamina C contribui com a redução de fadigas; ele pode ser funcional para que você se sinta melhor disposto para as atividades físicas.

 12.Tireoide: Ele é apontado como funcional para ajudar aquelas pessoas que lidam com dificuldades de controle de peso devido a desequilíbrios como hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Seus nutrientes podem ajudar a manter níveis estáveis de Iodo, o qual pode contar com o apoio do Cobre, assim, controlando a produção e absorção de hormônios. O Zinco pode auxiliar no controle de ganho de peso, pois controla a conversão de T4 em T3.

  13. Pele: Se você busca benefícios estéticos, saiba que o chuchu pode ajudar na ação de hormônios importantes para a saúde dos tecidos. Ele contém Zinco, que é um mineral que auxilia no controle da oleosidade da pele. O benefício ainda se estende para o tratamento de manchas de pele.

  14. Osteoporose: O chuchu é fonte de vitamina K, promotora da saúde dos ossos, junto ao Cálcio, podem atuar na prevenção de osteoporose e doenças que atingem os ossos e articulações.

  15. Anemia: De olho no fortalecimento do corpo, a vitamina C contida no chuchu pode favorecer o seu sistema imunológico, o que ajuda no fortalecimento do corpo, evitando casos de anemia. É importante adotar não só uma dieta voltada para objetivos estéticos, pois o corpo deve se manter saudável, por isso, consumir o chuchu regularmente e aliado a outros alimentos ricos em nutrientes pode prevenir quadros de anemia.

  16. Memória: Mantém a mente saudável para que a execução de atividades de raciocínio e lógica não sejam comprometidas, pois ele é rico em vitamina B6, a qual contribui positivamente para os exercícios de memorização. O chuchu pode ser conveniente para a prevenção e controle de doenças como o Alzheimer.

  17. Cãimbras: Ele é importante para a saúde dos músculos, evitando cãibras. Os efeitos positivos são garantidos pelo Magnésio, mineral funcional para a prevenção desses incômodos.

  18. Câncer: o chuchu contém até 17% de vitamina C, que é recomendada para ingestão diária. A vitamina C é um nutriente fundamental para um corpo forte e permite que o chuchu seja reconhecido como contribuinte para a prevenção de tumores cancerígenos. 




Hipócrates é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da Medicina, frequentemente considerado "pai da medicina", apesar de ter desenvolvido tal ciência muito depois de Imhotep, do Egito antigo.
    




         

Nenhum comentário:

Postar um comentário