"Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão". (Mateus 1:1)
Neste devocional vamos enfocar Jesus Cristo como "filho de Abraão". Todo judeu é conhecedor de que Deus chamou Abraão para dele fazer uma grande nação, a nação de Israel – "de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção" (Gênesis 12:2). Quando deveria estar se aposentando aos 75 anos, Deus chama Abraão para empreender uma jornada de fé saindo de sua terra natal para uma terra que o Senhor havia de mostrar. Abraão não resmungou; ele obedeceu com o coração grato e, por onde andava, edificava um altar em adoração a Deus (Gênesis 12:7,8; 13:4,18).
Os anos se passaram e Abraão perguntou a Deus quando a promessa do nascimento de um filho seu se cumpriria. Deus então, leva Abraão para fora de sua tenda, o faz olhar para o céu estrelado e diz: "Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu, no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça" (Gênesis 15:5,6). Abraão tinha intimidade com Deus e depositava total confiança nos planos divinos.
Abraão não olhou para as circunstâncias - "Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres" (Gênesis 18:11). A vida de Abraão foi marcada pela fé; ele cria que para Deus não há impossíveis. A ação sobrenatural de Deus na vida de Sara se concretizou e ela engravidou. No ano em que Abraão completou 100 anos (Gênesis 21:5) Isaque nasceu robusto e cheio de vida para alegrar a vida da família.
Foram 25 anos esperando o cumprimento da promessa!
A família cresceu e a nação de Israel se formou - "Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti" (Gênesis 17:6). Em 14 de maio de 1948, Israel foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas como nação. Deus cumpriu mais uma vez a Sua promessa! A Palavra de Deus é fiel e verdadeira.
Caro amigo e amiga, tenha fé como Abraão, pois Deus sempre cumpre o que promete. Nunca desista de orar por seu ente querido que ainda não teve um encontro pessoal com Jesus Cristo. Não olhe para as circunstâncias, olhe para Deus que tudo pode. Enquanto você espera a bênção de Deus, tenha sempre um coração grato, "... não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força". (Neemias 8:10b).
Raquel Alcantara
Brasília, 07/março/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário